Originada da Ásia, a tangerineira Ponkan, mais difundida no Brasil, possui frutos de forma achatada com 5 a 8 sementes, peso médio de 138g, casca de cor alaranjada forte, espessura média e vesículas de óleo salientes. Tem polpa de cor alaranjada e textura frouxa. O suco corresponde a 43% do peso do fruto.

De sabor bastante agradável, apresenta frutos fáceis de descascar, com gomos que também se separam facilmente; características atrativas ao consumidor.

O valor nutritivo da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico e a vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele, além de aumentar a resistência às infecções.

A Ponkan é também considerada grande fonte de magnésio, elemento necessário ao ser humano, em maior concentração nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

É conhecida também pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. Além disso, é laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras que protegem ainda de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante.