O Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo e comemos, em média, 20 quilos da fruta por ano. Mas como ela pode ajudar na saúde? É uma boa fonte de energia? Para falar sobre o tema, o programa Bem Estar da segunda-feira (22) convidou a engenheira química Virgínia Martins da mata e a nutricionista Rachel Francischi.

A banana contém sais minerais como potássio, magnésio e fósforo. É possível consumir a banana de várias maneiras: torta, bolo, cozida, grelhada, à milanesa, com aveia. Ela também costuma ser uma das primeiras frutas consumidas por bebês. Para conservar a fruta por mais tempo, descasque a banana, coloque em um recipiente plástico fechado e congele.

A banana está entre as frutas mais consumidas pelos atletas. O educador físico e doutor em ciência do movimento humano, Orlando Laitano, fez um estudo sobre radicais livres e ele afirma que a banana repõe sim as energias e dá mais força. “A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos”. A ingestão da banana também melhora o desempenho do atleta.

A recomendação é consumir de duas a três bananas, de 30 a 45 minutos antes do exercício. Além de fonte de energia, a banana também ajuda a melhorar o humor.

 

Assista a matéria completa: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/banana-e-fonte-de-energia-e-melhora-o-desempenho-durante-o-exercicio.html